Passageiros protestam contra atrasos de ônibus em BH; coletivos impedidos de seguir viagem
Reprodução de vídeo
Manifestantes reivindicaram melhoras na qualidade do serviço de transporte público na capital. Principal reclamação é a linha 825.
Passageiros do transporte público de Belo Horizonte fizeram um protesto, na noite desta quarta-feira (12), na Estação São Gabriel, na Região Nordeste da capital. Eles reivindicaram melhoras na qualidade do serviço e chegaram a impedir alguns ônibus de seguir viagem.
Segundo os manifestantes, os coletivos atrasam com frequência, sempre estão lotados e em más condições de conservação. Uma das linhas mais criticadas é a 825, que faz o trajeto entre a estação e o bairro Jardim Vitória II.
“A gente está cansado. Nunca tem ônibus da linha 825. Cheguei às 18h30 na estação, 19h teve um ônibus, e eu estava na segunda fila. Só foi passar outro já era 20h45, e tinha cinco filas. Consegui pegar outro por volta de 21h20”, disse Marlucia Pardim, vendedora que utiliza a linha todos os dias.
Dois homens sentaram na frente de um ônibus. Um deles foi arrastado por um policial militar. A Guarda Municipal também acompanhou a manifestação e tentou negociar a liberação das viagens.
Em nota, a prefeitura da capital afirmou que “as reclamações em relação a omissões de viagens e descumprimento do quadro de horários na linha 825 estão sendo apuradas pela Superintendência de Mobilidade do Município”.
“A PBH esclarece ainda que as viagens omitidas e realizadas com atrasos, além do permitido pelo decreto 18.370 que regulamenta a lei 11.458/23, não receberão o pagamento da remuneração complementar”, completou.
O g1 procurou o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH) e aguarda retorno.
Publicado por G1 Minas