Gazeta Itaúna

WhatsApp Image 2024-11-21 at 08.59.51
WhatsApp Image 2024-11-21 at 08.59.51

Escolas públicas de Itaúna recebem projeto de inovação, criatividade e empreendedorismo

Escolas públicas de  Itaúna recebem projeto de inovação, criatividade e empreendedorismo

Foto: divulgação

No total, o projeto contempla cerca de três mil alunos em seis cidades do estado de Minas

Entre os dias 11 e 19 de maio, professores e alunos da rede estadual de Minas Gerais participam do Programa de Educação e Cultura, que os prepara para enfrentar as mudanças mundiais do mercado de trabalho. O projeto, que terá passagens pelas cidades de Santa Bárbara, Congonhas, Desterro de Entre Rios, Piracema, Itaúna e Barão de Cocais, é patrocinado pelo Grupo J. Mendes e idealizado pela NTICS Projetos, uma empresa do Grupo Nest, que realiza ações culturais e socioambientais que já impactaram 3,7 milhões de jovens e adolescentes ao longo de mais de 20 anos. A ação continua até o final de junho, com outras oficinas e atividades complementares.

Com as constantes mudanças no mercado de trabalho na última década, faz-se necessário preparar as novas gerações para se manterem competitivas, desenvolvendo ações práticas que facilitem a entrada desses jovens em um cenário cada vez mais dominado por novos comportamentos e pela tecnologia. “Nossa ideia com esse projeto é apresentar aos estudantes, que já começam a pensar em escolher uma profissão, quais serão as habilidades necessárias em um futuro próximo e como podem construir negócios mais adaptados e alinhados com o desenvolvimento sustentável”, diz Igor Furniel, CEO da NTICS projetos.

Estruturado em quatro oficinas, o programa será disponibilizado em ambiente digital, começando com workshops que visam a formação de 100 professores, onde devem trabalhar com temas como Design Thinking, inovação, criatividade, entre outros. No dia 4 de abril, os alunos terão um evento de abertura, no qual além de conhecer as etapas do projeto, terão a primeira oficina ensinando-lhes pequenos hábitos para que tenham um melhor proveito das atividades.
O projeto, que começou em abril, ainda vai desenvolver mais três oficinas online ao longo de maior e junho, com alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, nos temas Criatividade, Inovação e Empreendedorismo. Ao final do projeto, os alunos serão convidados a participar da Feira de Ideias, onde devem desenvolver um projeto em equipe, orientados por um professor, desenvolvendo uma ideia de negócio a partir do que aprenderam. As propostas serão avaliadas e os responsáveis pelo projeto de maior destaque receberão um Tablet por pessoa. Além disso, tanto alunos, quanto professores recebem uma certificação pela participação.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *