Plano de saúde para os senhores vereadores
Então. Os vereadores agora vão ter plano de saúde bancado pelos itaunenses. A proposta passou na maior tranquilidade, todos os vereadores concordaram com o benefício. Mas, quem não ia querer ter um plano de saúde, não é mesmo? Ainda mais um plano como eles vão ter, não sabemos qual é porque ainda deve ser licitado, mas deve ser um daqueles, com direito até à plástica para mudar a cara de pau.
E o benefício não podia acontecer num pior momento. Milhares de pessoas estão à espera de uma cirurgia eletiva que são as consideradas não emergenciais. Mas só consideradas, porque muitos que estão à espera de uma, sofrem com dores, ficam presos à uma cama e a saúde vai se deteriorando. Filas enormes para exames carésimos que o povo tem que esperar por até dois anos. Sabem quanto tempo demora uma consulta de oculista? Um ano e até mais. A saúde do povo tem que ser paciente. Tem que ficar ali, esperando sua vez, na fila que nunca sai do lugar.
E cá pra nós… Quantos vereadores do Legislativo itaunense já não tinham bons planos de saúde? Porque cabe lembrar que eles têm outras profissões além do cargo de vereador, né? Mas, agora vão deixar de pagar os próprios planos porque para eles é mais justo que paguemos nós.
E não é que eles estão certo? Quem os colocou lá? Quem deu a eles carta branca para tomar decisões em nosso nome? Então.
Subsídio para empresas de ônibus?
Ao que parece, em breve deve surgir na Câmara projeto de lei para o município dar dinheiro para a empresa Viasul. No projeto deve constar o compromisso da empresa de aumentar o número de viagens, modernizar os ônibus, colocar a manutenção em dia para que parem de ficar se desmanchando pelas ruas, de comprar sabão para lavar uma vez ou outra, etc. E ainda o compromisso de não aumentar o custo das passagens.
A prefeitura de BH destinou 237 milhões de reais em julho de 2022 para os ônibus que atendem a capital. Mas todo dia a gente acompanha nos noticiários os coletivos cheios demais, ônibus quebrando, portas não fechando, tudo como sempre foi. Receberam o dinheiro e se esqueceram dos compromissos. Agora já podem reajustar o valor da passagem, mas já avisaram que não vão conseguir se manter se não receberem subsídio novamente.
Aqui, se a prefeitura de Itaúna abrir os cofres para ajudar a Viasul será exatamente do mesmo jeito. Não vão melhorar em nada e este dinheiro vai fazer muita falta para a cidade. Porque será que estas empresas sempre fazem o que bem entendem com os prefeitos?