Gazeta Itaúna

WhatsApp Image 2024-11-21 at 08.59.51
WhatsApp Image 2024-11-21 at 08.59.51

Equipe de Pitangui veio conhecer a coleta seletiva de Itaúna

Equipe de Pitangui veio conhecer a coleta seletiva de Itaúna

Depois de 21 anos da implantação da coleta seletiva, completados no próximo dia 1º de julho, Itaúna continua sendo exemplo para várias cidades. A experiência que começou no terceiro mandato do ex-prefeito Osmando Pereira da Silva, é a primeira e a mais duradoura coleta seletiva existente no Brasil nos moldes Lixo Seco e Lixo Molhado.
E para conhecer o modelo implantado na cidade, na quarta-feira, 22 de março, uma equipe da cidade de Pitangui veio ver de perto o trabalho da Cooperativa de Reciclagem e Trabalho Ltda – Coopert. O município de Pitangui pretende implantar um método de reciclagem.
Segundo um dos integrantes da equipe visitante, a assessora técnica do Programa ‘Lixo e Cidadania’, Ana Paula Gonçalves, “o objetivo da visita é trazer os catadores que estão atuando no Município de Pitangui para mobilizá-los a buscar essa iniciativa de montar uma associação estruturada e organizada na cidade. Viemos buscar referências, um intercâmbio, uma troca de ideias e tivemos uma experiência muito positiva. Vimos que tanto com o apoio do Movimento Nacional, por meio da Madalena Duarte e a força dos catadores, a cooperativa de Itaúna tem uma excelente estruturação, e nisso aprendemos muito com eles.”
Madalena Duarte, da comissão do movimento nacional e coordenadora da cooperativa estava presente e comentou: “no mês de fevereiro visitamos dezenove municípios da região Centro-Oeste que ainda possuem os lixões, o objetivo do Governo Federal é apoiar esses catadores e a forma de reciclagem que devem ser feitas nesses locais. Para nós, enquanto itaunenses e falando pela cooperativa, estar aqui hoje recebendo essa equipe é um orgulho muito grande, pois Itaúna é uma cidade que tem se tornado referência em resíduos e isso trouxe visibilidade para a Coopert e todos os envolvidos nessa causa tão nobre, que não é só o trabalho, mas também o resgate dessas pessoas. Eu sou uma pessoa que vim do lixão e estou aqui com esse grupo, que veio conhecer que ainda vive essa situação. Nós esperamos que essa experiência que eles tiveram aqui, possa ter êxito”, Entre os presentes na visita estava a assessora técnica do Programa ‘Lixo e Cidadania’ Ana Paula Gonçalves; representando o Instituto Tecnológico de Agropecuária de Pitangui -EPAMIG, Thiago Duarte; representando a Câmara Municipal de Pitangui, Rafaela Braga; o secretário de Desenvolvimento Social, Sérgio Barbosa e a equipe de catadores da cidade de Pitangui.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *