APAC de Itaúna realiza doação de 30 mil hóstias para a Diocese de Divinópolis
O mês de março começou com o exercício de boas práticas na APAC masculina de Itaúna (MG). A instituição realizou , na terça-feira, 28 de fevereiro, a doação de 30 mil hóstias para a Diocese de Divinópolis. As hóstias, que são produzidas por recuperandos do regime semiaberto, em uma fábrica de hóstias que funciona dentro da instituição, serão encaminhadas às paróquias e comunidades da região.
O projeto:
A fábrica de hóstias “Maria Perpetuo Socorro Leão” foi inaugurada em 14 de fevereiro de 2022 e recebeu o nome da voluntária, mais conhecida como Socorro, que fez parte do grupo que fundou a APAC de Itaúna. Ela faleceu no dia 2 de novembro de 2021 devido a complicações da COVID-19.
Fruto do projeto “Il Senso del Pane”, uma parceria da FBAC com a Fundação Casa Dello Spirito e Delle Arti, a fábrica tem o objetivo de produzir e distribuir hóstias de forma gratuita para as paróquias de Itaúna e região, ao mesmo tempo que colabora junto ao projeto de ressocialização e integração dos recuperandos.
O projeto “Il senso del Pane” foi proposto pelo Presidente da entidade Casa Dello Spirito e Delle Arti, Arnoldo Mandadori, começou seu primeiro projeto de fabricação de hóstias dentro da prisão de Opera na Itália e desde então vem expandindo o projeto para outras prisões.
Arnoldo tomou conhecimento da APAC em 2015 no encontro de Rimini e iniciou as tratativas com a FBAC para implementar a fábrica de hóstias em uma APAC no ano de 2021, ficando todos os custos operativos do projeto a encargo da fundação. A FBAC então ficou incumbida de escolher a APAC a sediar o projeto piloto e a escolhida foi a APAC masculina de Itaúna (MG)
Publicado por Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados – FBAC