Vaticano confirma “agravamento” da saúde de Bento XVI
Papa Francisco durante visita ao papa emérito Bento 16 em sua casa – Vatican Media/AFP
Vaticano confirmou, nesta quarta-feira (28), o agravamento do estado de saúde do papa emérito Bento XVI, de 95 anos, informando que o teólogo alemão está sob supervisão médica e que recebeu a visita de seu sucessor Francisco.
“Posso confirmar que, nas últimas horas, houve um agravamento ligado à sua idade avançada. A situação continua sob controle, supervisionada de forma permanente pelos médicos”, anunciou em comunicado o diretor do serviço de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.
Bento XVI serviu como chefe da Igreja e soberano do Estado da Cidade do Vaticano de abril de 2005 até sua renúncia em fevereiro de 2013. Ele foi o primeiro pontífice a renunciar em 600 anos. Na ocasião, citou a idade avançada como um fator-chave que limita sua capacidade de cumprir seus deveres papais. Atualmente ele vive em um mosteiro nos terrenos do Vaticano.
Depois que ele deixou o posto, ocorreu a eleição de Francisco, hoje com 86 anos, como o primeiro papa da América do Sul. Sua saúde é afetada por dores no joelho. Em aparições públicas, ele aparece usando uma bengala.