Núcleos Mineração Usiminas pelo Esporte oferecem oficinas gratuitas de xadrez e judô
Ao todo, projeto beneficia mais de 120 estudantes nas duas modalidades em escolas públicas de Itatiaiuçu e Igarapé (divulgação)
O projeto Mineração Usiminas pelo Esporte já está em prática em duas escolas públicas, uma em Itatiaiuçu e outra em Igarapé, na região da Serra Azul. Com realização da Associação Argos e patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, apoio do Instituto Usiminas, da Escola Estadual Manoel Dias Corrêa, em Itatiaiuçu, e das Secretarias de Educação, Cultura e Esporte de Igarapé, a iniciativa já beneficia mais de 120 alunos nas duas localidades com aulas gratuitas de xadrez e judô para crianças e jovens entre 6 e 18 anos.
Nesta semana, as instituições de ensino beneficiadas receberam as aulas inaugurais de cada oficina. Em Itatiaiuçu, onde mais de 40 alunos estão tendo acesso a aulas de xadrez, o coordenador da Associação Argos, Rafael Domingues, agradeceu pela parceria com a escola e com a Mineração Usiminas, e aos jovens pela participação. “Montamos o projeto para as crianças e jovens. Queremos que todos tenham oportunidade de acesso a esportes como o xadrez, que tem contribuição importante no desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas”, diz.
Grata por poder oferecer aos alunos da Escola Estadual Manoel Dias Corrêa aulas capazes de promover interações e desenvolvimento estudantil, social e cognitivo, a coordenadora da instituição, Aline Bruna, frisou a importância de, com ações como essa, oportunizar aos jovens atividades atrativas, tirando-os dos perigos da rua. “Nossa meta é oferecer cada vez mais novas oportunidades aos alunos. Por isso, só temos a agradecer a todos que contribuíram para tornar esse objetivo realidade, com muito aprendizado e alegria”, pontua.
Professora de xadrez do projeto, Ana Claudia da Silva Lopes declara que, em quase três meses de aulas, os alunos já mostram dedicação e talento. Segundo ela, os jovens têm participado efetivamente das oficinas e gostado dos aprendizados, inclusive, levando novos participantes para a iniciativa. “Eles perguntam muito e buscam evoluir. Já percebi que estão desenvolvendo a concentração e atenção. No começo, dispersavam muito e, hoje, ficam concentrados e buscam jogadas novas, ajudando um ao outro e ensinando estratégias e proteções diferentes”, observa.
Arte marcial, disciplina e engajamento
Em Igarapé, 80 alunos estão participando das aulas de judô com o professor Luiz Henrique Monteiro, na Escola Municipal Professora Perbuíra Rodrigues da Silva Couto. “A arte marcial, antes de qualquer coisa, defende a disciplina, o respeito e o amor. O judô é uma das primeiras artes marciais criada com o objetivo de colocar disciplina no esporte de luta e para se defender. Judô significa caminho suave. Então, com suavidade, o judô contribui para situações dentro e fora do tatame. E é lindo disseminar a verdadeira arte das artes marciais para essas crianças”, afirma o judoca.
Wellington Pereira, vice-diretor da escola, vê na iniciativa a seriedade do compromisso com as crianças, com o esporte e, especialmente, com a educação e desenvolvimento social. Por isso, agradece imensamente aos responsáveis. “Agradeço por terem escolhido a nossa instituição e por todo o carinho com os nossos alunos. Com o pouco que sei, tenho a consciência de que o judô é uma das artes marciais que mais educam. O judô disciplina muito, e os nossos alunos precisam disso”, diz.
Atenta aos benefícios da prática do xadrez e do judô na vida e desenvolvimento de crianças e jovens, Fernanda Morais, coordenadora de Comunicação e Responsabilidade Social da Mineração Usiminas, destaca ser uma honra poder contribuir, por meio da companhia, para aprendizados tão importantes.
“Agradecemos aos diretores por abrirem as portas das escolas para esse projeto que honra e muito orgulha a Mineração Usiminas. A Educação e o esporte são caminhos de transformação na vida das crianças. Por isso, é importante valorizarmos e incentivarmos. Agradeço por confiarem as crianças a esse projeto que permite desenvolvimentos importantes”, declara.