Usuária de transporte público de Itaúna relata como passageiros foram largados pelo caminho
Passageiros foram obrigados a descer do ônibus
Desabafo sobre o transporte público de Itaúna
Por várias vezes já estive em situações em que a linha do transporte coletivo em que eu estava precisou mudar a rota por intervenções em vias do itinerário. Porém, os motoristas nunca deixaram de fazer a corrida, comunicando os passageiros da necessidade de mudanças na rota durante o trajeto. Nesse domingo, 31/07, eu me vivi uma situação completamente absurda!
Peguei a linha Leonane/Morro do Sol, sentido ao Morro do Sol, no ponto ao lado da rodoviária, com o objetivo de descer no ponto da Avenida JK. Ao chegar na Silva Jardim, o motorista atendeu o celular e depois mandou todo mundo descer, porque ele não concluiria a corrida em virtude da interdição da Avenida Jove Soares para um evento esportivo. Quem esperava no ponto de ônibus também foi informado que a empresa não iria para a outra parte da cidade.
Alguém falou que ele, então, deveria mudar a rota, como é de costume. O motorista respondeu que era impossível, que a empresa havia lhe dado ordens para voltar para o Leonane, que é o ponto de partida. Eu também o questionei sobre fazer um contorno e ele mudou a versão do telefonema, dizendo que um representante da própria Prefeitura havia ligado. Então, pedi que ele ligasse para empresa para que a mesma, ao menos, devolvesse o dinheiro dos passageiros, ou parte dele. Fui ignorada, bem como os demais passageiros. No final, todos desceram. Pagamos por um serviço o qual a empresa se recusou a concluir.
Ao descer do ônibus segui pela Rua Manoel Corrêa e me deparei com uma passagem livre, na qual os carros e motos estavam seguindo e que daria para a linha Leonane/Morro do Sol passar. Liguei para a Viasul e ninguém atendeu. Procurei nas redes sociais deles e da Prefeitura qualquer comunicado sobre a suspensão do serviço de ônibus durante a realização do evento esportivo e não localizei.
Nesta segunda-feira, 01/08, procurei o Procon Itaúna, o qual sempre presta um excelente serviço, e que, inclusive, já me ajudou com problemas envolvendo a Viasul em outra ocasião. Fui muito bem atendida, relatei os fatos e após o registro de tudo, o atendente tentou por quase uma hora contato com a Viasul, em diferentes números, sem sucesso. Eu tenho certeza que, mais uma vez, o Procon vai cumprir o seu papel. Contudo, sei que a Câmara de Vereadores e a Prefeitura de Itaúna não vão fazer absolutamente nada. Por essa razão, nem me dei ao trabalho de protocolar nenhum queixa com eles. Já conheço bem o sistema. Apenas vão continuar permitindo que a Viasul continue fazendo a população de palhaça.
Fica aqui o meu relato de usuária do serviço de transporte coletivo de Itaúna.
Poliany Mota