Você sabe o que é flurona? Minas tem um caso
O primeiro caso de flurona, dupla infecção por covid-19 e Influenza, está sendo investigado em Juiz de Fora, na Zona da Mata. Trata-se de um homem, de 42 anos, que passou por testes após seu filho, de apenas 10 meses, obter diagnóstico positivo para covid-19.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) disse que já foi notificada pela Vigilância Epidemiológica do município e acompanha o primeiro caso suspeito de flurona, em Minas Gerais.
Antônio Aguiar, médico que atendeu a família, disse o bebê chegou à unidade apresentando quadro respiratório leve, com febre e tosse. Além disso, percebeu que o pai também apresentava quadro respiratório. Por isso, pediu que os dois fizessem testes. “O bebê veio positivo para covid, e está evoluindo muito bem, e o pai veio positivo para a Influenza e para a covid. A situação do pai é muito boa, ele está totalmente assintomático”, garantiu.
O profissional revelou ainda que o paciente está quase finalizando o período de quarentena. “Ele é vacinado para gripe e para covid, seguramente, as vacinas deram para ele uma segurança maior”, destacou.
Para o médio, os casos de dupla infecção devem ser frequentes no Brasil devido à baixa testagem e a cobertura baixa de vacinação contra a gripe “Nós estamos vivenciando, além de uma mutação do H3N2, uma cobertura vacinal para gripe muito ruim, muito mal feita nesses dois anos de pandemia, o que possibilita a gente estar vivendo essa condição de surto”.
De acordo com Antônio Aguiar, além da rede pública, a privada é bastante resistente quanto a realização de testes. “Nós vamos perder uma boa parte dos diagnósticos dessas pessoas, mas é bom frisar que a maioria, apesar de evoluir muito bem, com toda certeza vai sobrecarregar o sistema de saúde”, enfatiza destacando que as duas doenças são respiratórias. “Com isso, nós vamos ter demandas de consultas e, às vezes, até de hospitalização para essas pessoas”, conclui.
Veja nota da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG)
A Vigilância Epidemiológica de Juiz de Fora confirmou que investiga o primeiro caso suspeito de flurona na cidade, que é a dupla infecção por Covid-19 e Influenza. Segundo a pasta, o caso está em andamento na cidade.
A confirmação veio no mesmo dia em que a Secretaria de Estado de Saúde confirmou que Juiz de Fora tem dois casos de ômicron, ambos de pacientes vindos do exterior. Um tem sintomas leves e outro está assintomático. Ainda na região, foram confirmados três casos em Barbacena.
Fora os casos dessa região, segundo nota enviada, há casos confirmados em Belo Horizonte (76), Extrema (19), Contagem (7), Nova Lima (6), Betim (4), Itaúna e Lavras (3 cada), Lagoa Santa e Passa Quatro (2 cada), Maria da Fé, Passos, Pouso Alegre, Ribeirão das Neves, Sete Lagoas, Três Pontas e Varginha (1 cada).
Com isso, a Secretaria de Estado de Saúde reconheceu que há transmissão comunitária da variante Ômicron em Minas Gerais.
Pulicado por Rádio Itatiaia