Heineken será mineira, mas onde?
Arte do empresário Ricardo Magalhães viralizou nas redes sociais
Itaúna, Divinópolis, Mateus Leme, Itatiaiuçu estão entre as 200 cidades mineiras no páreo para conseguir a instalação da fábrica da cervejaria Heineken já anunciada desde o ano passado pelo governador Romeu Zema para a cidade de Pedro Leopoldo. Mas os planos foram mudados por causa de uma disputa judicial envolvendo aspectos ambientais. Em setembro, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) embargou a obra, em razão do risco de afetar o sítio arqueológico onde foi localizado o crânio de Luzia, o fóssil humano mais antigo das Américas.
O grupo controlador da marca fez circular comunicado informando a decisão de buscar nova localidade, mas mantendo seu compromisso socioambiental e a permanência no estado mineiro.
“A decisão foi tomada após poucos meses de diálogo sobre os diferentes entendimentos de órgãos envolvidos e da sociedade em geral relacionados à proximidade do atual terreno com uma importante área de preservação ambiental e arqueológica da região”, diz o comunicado.
“Seguimos todos os ritos para obter a licença ambiental e temos autorização judicial para construir a cervejaria, o que demonstra a legalidade de todo o processo e na forma como conduzimos nossa operação. No entanto, entendemos que nossa permanência no local ainda divide opiniões e que, para seguir adiante, teríamos que dedicar mais tempo para realização de novos estudos. Por tudo isso, tomamos a decisão de buscar outra área que atenderá a demanda dos próximos anos”, diz Mauro Homem, diretor de assuntos Corporativos da cervejaria.
Depois da decisão da empresa cerca de 200 cidades mineiras passaram a almejar a instalação da fábrica em seus territórios. Cada município acionou as suas lideranças políticas e empresariais para conseguir atender as necessidades da empresa para sua instalação e oferecer a melhor opção ao empreendimento.
O investimento da empresa em uma nova unidade é de R$ 1,8 bilhão e serão gerados de 350 empregos diretos, segundo divulgado pelo Governo do Estado de Minas Gerais sobre a nova fábrica.
Redes sociais
Uma arte reforçando o convite à Heineken para se instalar em Itaúna foi feita pelo empresário Ricardo Magalhães e viralizou nas redes sociais nesta quarta-feira, depois do anúncio da Prefeitura de Itaúna de entrar na briga pela instalação da empresa. Ricardo comparou as cores da bandeira de Itaúna com as cores da marca e pediu: Heineken, nossa bandeira já tem as suas cores, vem para Itaúna!