155 novas contaminações em uma semana e 13 mortes
Matéria da edição 918 da GAZETA DE ITAÚNA, DE 26/09/20
Os últimos boletins do comitê de enfrentamento ao Novo Coronavírus trouxeram expressivos números de contaminação diariamente pela doença. A semana terminou nesta sexta-feira com 786 casos e 116 ainda não estão na lista dos recuperados, ou seja, ainda sofrem com a doença. Por três dias seguidos os números bateram recordes. Na segunda-feira foram 34 casos, mas referentes a três dias de contagem, sábado, domingo e segunda-feira. Na terça começariam os aumentos expressivos diários, com 24 casos num só dia; na quarta foram 33 e na quinta 39. Na sexta-feira foram mais 24, fechando a semana como 154 novos casos de infecção.
Além do alto número de casos a manhã de sexta-feira foi de anúncios de mortes. A assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itaúna fez três comunicados de três mortes causadas pela Covid-19. Apenas uma das vítimas estava internada no Hospital Manoel Gonçalves, mas as três eram itaunenses. Em Itaúna faleceu uma mulher de 89 anos. No hospital São João de Deus, em Divinópolis, era registrada a 12ª vítima, também uma mulher, de 68 anos. E por último, a 13ª vítima anunciada era um homem de 93 que morreu em 7 de setembro, mas a somente agora a sua morte foi confirmada por Covid-19.
Há duas semanas o “Programa Minas Consciente” classificou Itaúna na “Onda Vermelha” porque o número de casos já se mostrava bastante alto. Foi a mesma coisa na semana passada, classificação de “Onda Vermelha”, mas nas duas vezes o Executivo decidiu permanecer na “Onda Amarela” e permitir que a abertura de quase tudo na cidade.
Nos boletins do Hospital Manoel Gonçalves, o número de internados tem sido também alto. O CTI que também atende a microrregião (Itaguara, Itatiaiuçu e Piracema), durante toda a semana teve ocupação dos leitos em 90%.